Blog

Uma equipa de cientistas está a tentar traçar as fronteiras entre a água do Douro e a do mar junto à foz, com a ajuda de pequenos submarinos não tripulados. O trabalho pode ajudar a detectar e prever as consequências de casos de poluição fluvial, antecipando para onde vão as águas contaminadas.

Tags:

Uma equipa de investigadores descobriu na costa de Esposende a localização exacta de um navio, provavelmente ibérico, do século XVI, que, desde 2014, vem fascinando a comunidade científica internacional. O estudo das centenas de peças encontradas na praia de Belinho ao longo destes anos, e que incluem objectos da carga e madeiras da embarcação, já deixava antever que se estava perante um achado muito importante para a arqueologia naval, mas a equipa envolvida acabou por ser surpreendida com muito mais do que isso. No fundo do mar, não muito longe da língua da maré, jaz um navio “praticamente intocado” de cerca de 30 metros de comprimento, protegido por uma camada de sedimentos.

Tags:

Juntamente com instituições científicas nacionais e estrangeiras, da NATO e a Marinha belga, a Marinha portuguesa participou no REP 17, durante o qual foram testadas capacidades de veículos autónomos submarinos, de superfície e aéreos

Tags:

Cientistas e militares de vários países e da NATO testaram também comunicações em rede com drones aéreos e de superfície.

Investigadores portugueses estão a desenvolver um conjunto de programas informáticos para permitir que diferentes modelos de drones subaquáticos comuniquem entre si e, em rede, com veículos não tripulados de superfície e aéreos.

Tags:

During the first week of June (5-9) the LSTS participated in a large scope joint exercise off the coast of Cartagena with members from Polytechnic University of Cartagena (UPCT), University of Zagreb Faculty of Electrical Engineering (UNIZG-FER), Oceanographic Center University of Cyprus, Norwegian University of Science and Technology (NTNU), Tallinn University of Technology (TUT) and Scottish Association for Marine Science (SAMS). The exercise took place onboard the Clara Campoamor vessel provided by the Spanish Maritime Safety Agency (SASEMAR).

During the week long exercises the LSTS spearheaded series of multi-system deployments culminating in a simultaneous AUV, ASV and UAV deployment at the end of the work week.

Professor Aldino Campos

Aldino Campos, Professor at the department of electrical and e computer engineering here at FEUP, and affiliated with LSTS, was elected for the Continental Shelf Limits Commission at ONU.

Brian Kieft from MBARI will be visiting us, LSTS, in June, 16th.

The program includes a visit to the LSTS and a public talk at 14h30, in room E107 (DEQ), where he will present some of his work.

Tags:

During the 15th to the 19th of May the LSTS was invited by the MET Office to participate in the 2017 edition of the ISARRA Flight Week.

​The week counted with the attendance of various UAV flight groups from University of Bath,​ Universität Augsburg (Institut für Geographie), National Physical Laboratory, University of Hertfordshire​ ​and​ NASA Jet Propulsion Laboratory​ ​to name a few​.​

Tags:

A Marinha Portuguesa, juntamente com outras unidades da NATO, participaram até esta semana no exercício “Mare Aperto – Italian Minex 17” que decorreu na Sardenha. Durante este exercício de desminagem, o Destacamento de Mergulhadores Sapadores Nº 3 – Mine Warfare, com ao auxílio de veículos autónomos subaquáticos, duas minas reais da II Guerra Mundial na zona de exercício.